Salmo 40
Reflita sobre esse Salmo.
O que nos segura nos momentos mais difíceis, da tribulação e dos problemas da vida é a fé. Nós precisamos aprender sobre ela. Quero que você entenda que viver pela fé não é viver sob uma regra rígida. Ela não depende de você, e sim das promessas de Deus.
Alguns estudiosos dizem que fé é um elemento biológico. Segundo eles, ela traz vitalidade à pessoa que a possui. Ter fé gera no cérebro hormônios de alegria, que nos dá força. Eu quero ensinar que a sua fé não é apenas para quando você estiver na igreja ou lendo a Bíblia, mas é para existir em todos os dias e em todos os momentos de nossa vida.
Vivemos em geral pelas circunstâncias da vida e pela maneira que as pessoas nos tratam, temos que deixar isso de lado, pois nosso dia não depende de ninguém. Ponha isso em seu coração, seu dia está ligado a Deus. Traga a fé para a sua rotina diária. A fé é o sustentáculo da nossa vida. Ter fé é mover-se livremente, é estar cheio de vida, é respirar profundamente e viver com intensidade. È um dom de Deus.
A palavra fé tem uma conotação espiritual. O que a conecta ao nosso coração para que possamos agir é a confiança. Em Marcos 11.23 isso é dito claramente. “Respondeu Jesus: Tenham fé em Deus e eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte levanta-te e atire-se no mar e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que se diz assim será feito.” Se você não tem confiança, você não consegue viver a fé. Você terá a fé, mas sem a confiança, você não a vive, pois não é capaz de acreditar que Deus fará. Fé não é apenas o conhecimento da palavra ela tem a ver com o estado do seu coração, em confiar incondicionalmente em Deus.
Muitas pessoas não têm na construção da identidade uma coisa chamada confiança. O Salmo 40.01 diz “Esperei confiadamente pelo Senhor e Ele se inclinou para mim e me ouviu.” Por que algumas pessoas confiam em Deus de uma forma natural e outras não. A maioria dessas pessoas teve um pai presente, um bom pai. No estudo da construção das fases do desenvolvimento humano, se verifica um período da vida da criança que é onde se constrói a confiança. Se não tenho confiança na vida não tenho nem nas pessoas nem em Deus. Confiar é diferente de ter fé, mas as duas devem andar juntas. Confiar é ter a certeza que alguém me ama que proverá na hora da necessidade, mas muitos de nós crescemos sem a presença paterna. É a figura do pai que gera a confiança de que nada de ruim vai acontecer na nossa vida.
Então Deus nos ensina que, fé é espiritual e a confiança emocional e as duas devem se fundir. A confiança se constrói em partes, uma delas são os vínculos afetivos constantes com os pais ou outros adultos, pois precisamos de alguém que cuide de nós. Outra é quando desde pequenos podemos desenvolver tarefas, aí desenvolvemos a capacidade de confiar que somos capazes de realizar algo. E para finalizar, Jesus disse assim “Deixa vir a mim as criancinhas porque delas é o Reino dos céus.” Depois ele disse: “Se você se converter e não se tornar como uma criança você não vai experimentar o Reino.” Sabe por que Ele disse isso? Porque a criança confia incondicionalmente. Faça como a criança, confie em Deus e o mais Ele fará.