Jesus é Ungido por uma Pecadora
Muitos judeus tinham certeza que aquele homem chamado Jesus era de fato o Messias, porém a grande maioria não acreditava. Havia também aqueles que tinham lá as suas dúvidas. Dentre estes últimos estavam os fariseus, profundos conhecedores das Escrituras Sagradas. Eles não perdiam uma oportunidade para experimentar, provar e interrogar Jesus em busca da verdade ou em busca de um pretexto para acusá-lo e entregá-lo às autoridades eclesiásticas como blasfemo.
Sabendo que Jesus estava na casa do fariseu, uma mulher resolveu ir até lá se encontrar com Jesus. Naturalmente ela já conhecia Jesus por ocasião de Suas pregações. Podemos afirmar inclusive que ela era uma mulher convertida e queria dizer-lhe que mudara de vida, era agora uma nova criatura.
Mas, ao chegar lá, a timidez a dominou, faltou-lhe a voz, sentiu-se excessivamente pecadora para olhar para Jesus face a face, sentiu-se envergonhada por ter levado uma vida tão desajustada. Ela chorava.Jesus Cristo se entregou a Si mesmo, morrendo em uma cruz para pagar uma dívida que Ele não contraiu. Morreu para que houvesse amor entre Deus e os homens. Todos são pecadores e Jesus morreu por todos. No entanto, somente aqueles que reconhecem a sua situação pecaminosa, pecadores que entendem o sacrifício de Jesus e confessam os seus pecados com sinceridade, são salvos pelo sacrifício de Jesus. Com relação aos pecadores que se julgam puros, religiosos, auto-suficientes, blasfemos e escarnecedores; nada Jesus pode fazer por eles, porque eles rejeitam a salvação. E Jesus disse certa vez que o único pecado, que não tem perdão é a blasfêmia contra o Espírito Santo. Isso significa que o pecado que não tem perdão é a rejeição à mão estendida de Jesus para os homens.
O fariseu quando viu aquela mulher ungindo os pés de Jesus deve ter pensado: “Ah, é assim que se descobre... Este que aqui está não é o Messias coisa nenhuma, pois se fosse saberia que esta mulher é pecadora, prostituta e não vale nada.
Lendo Jesus o pensamento do fariseu, fez um paralelo, uma comparação entre os pecados da mulher e os de Simão.
Não podemos negar os pecados daquela mulher, porém ela estava em um plano superior com relação aquele fariseu, porque reconheceu os seus pecados e estava ali com um coração quebrantado e uma alma aflita, implorando misericórdia e perdão.
Aquela mulher deu o melhor do que dispunha. Ela deu tudo o que tinha. Jesus merece o melhor do que dispomos. Os discípulos acharam que era um desperdício derramar aquele alabastro sobre Jesus, mas Ele merecia tudo, pois tirou aquela mulher das garras do diabo, através do Seu Sangue.
Por causa do seu modo de vida, todos os presentes a conheciam e a condenavam. Foi muito difícil para ela enfrentar todos aqueles olhares, mas não se incomodou. Ela enfrentou tudo porque só pensava em Jesus, só pensava em retribuir o que Ele havia feito por ela. Todos a condenavam, mas nada fizeram para ajudá-la a sair daquela vida pecaminosa.
Sem que ela soubesse, estava ungindo o corpo de Jesus para a sepultura. Claro que demorou certo tempo para que acontecesse a sua Crucificação, era uma previsão simbólica.
Eu consigo imaginar a cena, Jesus na casa do fariseu Simão, ai apareceu, essa mulher, que não teve medo de ser descriminada, de ser rejeitada, ela queria adorar ao Senhor, pegou o seu vaso e foi até o Mestre, colocou-se por trás de Jesus e começou a beijar-lhe os pés, chorando e derramando o verdadeiro arrependimento, ela levou seus pecados até os pés de Jesus e ungia-lhe seus pés com um frasco de alabastro, essa mulher teve a ousadia de ir até Jesus, mesmo sendo pecadora ela se prostrou e foi até ele. E o fariseu vendo isso logo ficou “perturbado” e disse a Jesus que se ele fosse profeta, saberia qual era a mulher que o tinha tocado. È claro que Jesus sabia quem era a mulher, e mencionou a parábola dos dois devedores, ele queria ensinar pra Simão que quanto maior o perdão, maior o amor.
Jesus estava dizendo a Simão, que esta mulher percebeu o seu pecado e foi até Jesus, e derramou o verdadeiro arrependimento e adoração, ela sabia de seus pecados, mas ela queria adorar a Jesus, e o Senhor viu o seu coração, por que Simão só convidou Jesus pra comer, por que queria saber como Jesus era, e esta mulher queria verdadeiramente estar aos pés de Jesus.
Hoje nós como pecadores devíamos ter a mesma atitude, de querer estar aos pés de Jesus e entregar a ele a nossa adoração, pegar o nosso vaso e quebrá-lo na presença de Deus, e derramar o perfume de arrependimento que sai de nossos corações.
É claro que não podemos nos esquecer dos versículos 44 ao50:
44. Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém molhou os meus pés com suas lágrimas e os enxugou com seus cabelos.
45. Você não me saudou com beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés.
46. Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés.
47. Portanto eu lhe digo os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele há quem pouco foi perdoado, pouco ama.
48. Então Jesus disse a ela: Seus pecados estão perdoados.
49. Os outros convidados começaram a perguntar: Quem é esse que até perdoa pecados?
50. Jesus disse à mulher: Sua fé a salvou; vá em paz.
Então podemos afirmar que Jesus, estava tentando passar para todos há simplicidade de amar seu próximo sem julgá-lo. Lutar contra o pecado, mas amar o pecador. Jesus conhece o que se passa em nossos corações. Pense nisso!

Pensse nisso
ResponderExcluirFico feliz em ver q vc tem lido muito sobre a bíblia, a luz para nossso caminho...abrçss!!
ResponderExcluir