A Armadura de Deus Efésios 6: 10-20.
É importante dizer que Efésios era uma cidade litorânea ao sudeste da Ásia Menor (hoje Turquia) famosa pelos centros comerciais, de arte e de ciência. Como a principal cidade (metrópole) da província da Ásia ela era um importante centro pagão. Nela encontrava-se o templo (Artêmis ou Diana), à qual a cidade foi dedicada. Aí estava o centro da magia pagã que se originou dos mistérios de Artêmis: usava-se como amuleto palavras misteriosas colocadas em pedacinhos de pergaminho e imagens da deusa e de seu templo, dando bons lucros aos artífices. E Paulo fez de Efésios um centro de evangelização por uns três anos (At. 19.10), e segundo parece, a igreja ali floresceu por algum tempo, mas posteriormente precisou de advertência de Jesus, conforme carta em Apocalipse 2:1-7. Em Efésios moravam também muitos judeus que tinham lá a sua sinagoga.
Irmãos esclarecendo esta passagem, dizendo que o Apostolo Paulo, estava prisioneiro em Roma, vendo os soldados constantemente, começou a observar que eles tinham uma roupagem especial para o serviço diário, então o Espírito Santo abriu-lhe o entendimento e passou a aplicar cada peça da armadura de guerra ao caráter cristão. Assim, apresenta-nos a armadura de Deus.
O soldado Romano tinha uma luta contra inimigos visíveis, mas o Cristão deveria lutar contra inimigos invisíveis (v.12), uma guerra espiritual. Esta luta não se faz pela força humana, nem com armas humanas, mas no poder de Deus.
Há quem queira vencer o maligno pela força física. Saiba que a nossa luta não é contra o sangue e a carne humana, e sim contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais. Então logo, precisamos de uma armadura espiritual, mas antes devemos estar fortalecidos no poder do Senhor; então estaremos prontos para vestir a armadura e poderemos guerrear e com isso resistirmos no dia do mau e permanecermos inabaláveis.
Diferentemente de várias das outras cartas que Paulo escreveu, Efésios não lida com nenhum erro ou heresia em particular. Paulo escreveu para expandir os horizontes de seus leitores, a fim de melhor compreenderem as dimensões do propósito eterno de Deus e da sua graça, passando a valorizar os alvos sublimes que Ele estabeleceu para a igreja.
Então podemos afirmar que, Deus nos apresenta as poderosas armas que Ele criou para que as usássemos e que não apenas nos protegerão e nos tornaram invulneráveis aos ataques de satanás, como também nos farão Perfeitos e Plenamente Equipados. Elas nos possibilitam crescer e amadurecer até a Estatura Plena de Jesus Cristo, para nos tornarmos guerreiros espirituais poderosos, como Ele! Por isso, Jesus ordena que revistamo- nos delas, e assim analisando detidamente as peças dessa armadura, percebemos que cada uma descreve um atributo de Jesus Cristo.
As armas defensivas:
Efésios
O Senhor equipou Sua Igreja com uma armadura sobrenatural para que ela exerça domínio sobre o reino da maldade e resista às suas forças, a fim de sair da guerra sã e salva.
O capacete, O Messias prometido colocou o capacete da salvação e não há outro nome pelo qual podemos alcançar a salvação, Paulo faz esta peça representar a salvação, possivelmente referindo-se a Isaías (59.17). A salvação protege o homem em Cristo de ser desintegrado sob os efeitos condena dores do pecado.
O cinto da verdade, Jesus afirmou: Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jô 14.6).
A couraça da justiça, Jesus é justo e se vestiu de justiça (Is. 59.17) ele se tornou a nossa justiça (1Co. 1.30), e somos justificados com Ele (2Co. 5.21)
Prontidão do Evangelho da Paz, Jesus apresentou o Reino, pregando “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo” (Mt4.17)
O Escudo da Fé, Jesus é o “autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2).
A Espada do Espírito é A palavra de Deus, Jesus é a palavra viva, no princípio era aquele que é a palavra. Ele estava com Deus, e era Deus, a palavra tornou-se carne e viveu entre nós (Jó 1.1,14).
E com essas armas todo cristão se tornaria um Guerreiro espiritual forte, maduro, imutável e invencível. Então notem que quando Paulo disse aos cristãos de Éfeso que vestissem toda a armadura de Deus, na verdade estava afirmando: Sejam revestidos de Jesus Cristo e Paulo fizera uma revelação aos Gálatas de que: Os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiam. Com isso fica claro a nós que, quando estabelecemos essa união espiritual com Cristo, tornando- nos um com Ele e sabendo que Ele está em nós, colocamos- nos diante do inimigo Aperfeiçoados e Plenamente Equipados, tendo a estatura plena de Jesus Cristo!
Por sermos revestidos de Cristo, fomos justificados, conhecemos e declaramos a verdade que liberta o ser humano, temos a fé divina, fomos salvos, lavados e justificados, temos a Palavra Viva de Deus, habitando em nós e estamos preparados em todo o tempo para proclamar o evangelho de Jesus ao Mundo Perdido.
E todos digam em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo e digam Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário